Após dois dias de conclave no Vaticano, a aguardada fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8/5), anunciando que os cardeais escolheram o 267º pontífice da Igreja Católica. O sucessor de Francisco, que faleceu em 21 de abril, será apresentado em breve na varanda central da Basílica de São Pedro, ao som da tradicional proclamação “Habemus Papam” ("Temos um Papa").
O conclave começou na quarta-feira (7/5), reunindo 133 cardeais eleitores de todo o mundo. Isolados no Vaticano, eles votaram em busca de um líder que guiará a Igreja Católica pelos próximos anos. A escolha exige que um candidato obtenha, no mínimo, 2/3 dos votos – neste caso, 89.
O processo segue regras rigorosas: votações pela manhã e à tarde, até quatro por dia, com pausas para oração e reflexão caso o consenso não seja alcançado. A fumaça branca indica que o novo papa foi escolhido, enquanto a fumaça preta simboliza que a decisão ainda não foi tomada.
O mundo agora aguarda o nome do novo pontífice, que sucederá Jorge Bergoglio, o papa Francisco, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, lembrado por seu legado de humildade e reformas na Igreja.