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A competição acirrada pelo mercado brasileiro de delivery ganha um novo capítulo nesta segunda-feira (17), com o início da integração entre os apps da Uber e do iFood.
Como funcionará?
Na primeira fase, usuários do iFood poderão pedir corridas da Uber diretamente pelo aplicativo. A partir de dezembro, a Uber também passará a exibir no seu app as entregas de refeição, mercado e outros itens feitas pelo iFood.
Nesta segunda, o recurso começa a aparecer para usuários em Belo Horizonte.
Ele será expandido para outras cidades até o fim de janeiro de 2026.
A parceria representa, de certa forma, a volta da Uber ao segmento de entregas de refeição após mais de três anos.
A integração entre iFood e Uber ocorre em um momento em que o setor de delivery vive uma disputa acirrada, com a chegada da Keeta, da chinesa Meituan, e o retorno da 99Food.
A 99Food operou por quatro anos no Brasil e retorna como opção de delivery dentro do app da 99. Controlada desde 2018 pela chinesa Didi Chuxing, a empresa prometeu investir R$ 2 bilhões no país até junho de 2026.
Já a Keeta começou a operar no Brasil no fim de outubro, lançando seu aplicativo piloto em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. A nova plataforma promete aplicar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) em cinco anos.
A Rappi também anunciou novos investimentos: serão R$ 1,4 bilhão para ampliar a base de restaurantes e expandir sua operação de 50 cidades para 300.
Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, a união facilita a vida dos consumidores e aumenta o engajamento nas plataformas. “O importante é garantir que os clientes estão satisfeitos com o nosso serviço e que temos soluções para todas as demandas”, resume.
Com tantas opções, Barreto diz que os consumidores decidirão seu app delivery considerando a qualidade do serviço, oferta de opções e força das marcas. “iFood e Uber representam isso nos seus respectivos segmentos”, diz ele.
Os aplicativos vão ganhar abas dedicadas: uma da Uber dentro do iFood e outra do iFood dentro da Uber. A mudança será automática e não exigirá nenhuma ação do usuário.
As duas empresas também vão lançar uma assinatura conjunta de fidelidade por R$ 21,90 ao mês. Hoje, o Clube iFood custa R$ 12,90 e o Uber One, R$ 19,90.
Segundo Barreto, do iFood, a assinatura unificada dá acesso a mais descontos e fretes gratuitos, oferecendo “benefício econômico na mensalidade e na combinação dos programas”.
Veja o cronograma da integração entre Uber e iFood:
Novembro:
Dezembro:
Janeiro de 2026:
